quinta-feira, 31 de julho de 2008

Romeiro de S.Tiago


No passado domingo, dia 20 de Julho, realizou-se em Carapeços a representação da peregrinação dos romeiros de S. Tiago. As pessoas juntaram-se em massa tanto para assistir como para participar. Um evento que fez relembrar o passado a muitos e que para além de todo o folclore possuía em si um grande cariz de oração e adoração ao nosso Padroeiro.

Nós também nos associamos a este movimento. Vestidos a rigor e com as vozes afinadas partimos do Largo da Areeira em direcção à Igreja. O sol era abrasador mas nem o calor impediu que a romaria fosse feita com animação, alegria, convicção e principalmente fé.

Uma tarde que começou muito bem e terminou em beleza ao som de divertidas músicas de rancho e grandes dançarinos.

Desde já deixamos os nossos cumprimentos à Academia S. Cecília (Academia Cultural de Carapeços) pela iniciativa e pela organização. Foi deveras um evento muito enriquecedor para a freguesia.

Nota: Existem mais videos sobre este dia, podem ser visto aqui!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Missa Colégio Menino Deus e Missa de Zona

No passado sábado a igreja do Colégio Menino Deus presenciou a festa dos finalistas do infantário. Nós tivemos a honra de animar a eucaristia e participar nesta bela celebração dirigida pelo Sr. Padre Prior de Barcelos. Felicitamos a nossa Liliana pelo bom trabalho que realizou e claro pelo convite.

Foi um sábado bem preenchido com a eucaristia em Barcelos e logo após missa de zona celebrada em S. Salvador do Campo e dirigida pelo nosso amigo Padre Avelino. Uma celebração animada pela força dos jovens e a fé de todos os presentes. Durante a acção de graças o momento foi propício para a entrega de uma lembrança, por parte de todos os grupos, ao Padre Avelino que festejou o seu aniversário no passado domingo dia 6 de Julho. De seguida ele brindou-nos com belas e sábias palavras, “os jovens são o coração da igreja”. Batalhemos com força e vigor nesta vida para que a nossa fé contagie todos os que nos rodeiam.


Convivio Kyrios 2008 (Jantar em Familia)


Na passada sexta-feira, dia 11 de Julho, reunimo-nos como é habitual, mas desta vez em volta da mesa para conviver e claro dar um mimo ao paladar.

A noite começou cedo e entre conversas, sorrisos e brincadeiras a noite foi passando. Depois de uma breve oração para agradecer o alimento, que seria partilhado naquela mesa, eis que chegou a hora de calar e comer. Mas nem a comida nos fez calar e o tempo ia voando na boa disposição.

Depois do jantar, nada melhor que uma boa caminhada ao som da brisa do mar para enfim descer ao reino dos sonhos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Festival Jovem da Canção Religiosa (Braga)




Já passou algum tempo desde que se realizou o festival de música religiosa em Galegos S. Maria mas a promessa de ir apoiar o grupo vencedor a Braga foi cumprida. No passado sábado dia 12, deslocamo-nos até Braga para apoiar Barcelos representado pelo Grupo de Jovens de Galegos S. Maria. O serão foi agradável e Barcelos foi representado com toda a garra, alegria, boa disposição e desportivismo que nos caracteriza. Não fomos o grupo vencedor, mas ficamos em segundo lugar como todos os outros que não alcançaram o prémio de melhor música.

Mas nestes eventos ninguém sai a perder, todos ganham uma grande noite ao som de belas melodias e alegria. Esperamos que para o ano Barcelos alcance um lugar ao sol neste festival dedicado a Deus.


segunda-feira, 14 de julho de 2008

Peregrinação Facho 2008


No passado dia 6 de Julho, inseridos numa actividade da Pastoral Juvenil de Barcelos rumamos em direcção a Galegos S. Martinho para participarmos na procissão da Senhora ao Facho. A procissão teve início na igreja de Galegos S. Martinho. Belos tapetes de flores foram feitos para a passagem da procissão e muitos foram os que nela participaram. Uma bela forma de oração. Depois de uma “longa e dolorosa” caminhada chegamos ao Monte do Facho e presenciamos a celebração da eucaristia presidida pelo Sr. Bispo de Braga D. Jorge. No final da eucaristia os grupos de jovens que se associaram a esta actividade puderam enfim descansar um pouco, conviver e claro almoçar.

Aproveitamos o momento também para felicitar e dar os parabéns ao Padre Avelino que completou nesse dia mais uma primavera. Um abraço dos Kyrios!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Tapete de Flores


No passado domingo realizou-se na nossa freguesia o encerramento da adoração ao Santíssimo Sacramento. Para embelezar e terminar da melhor forma esta adoração foi elaborado um tapete de flores. Esta tarefa foi-nos incumbida e que, modestia à parte, a realizaramos com muito empenho e dedicação. Uma tarde quente de Verão que nada ajudou para manter vivas as belas flores do tapete mas com a o olhar atento de Deus nada faltou e os tapetes ficaram lindos para honrar a passagem do Santíssimo Sacramento.