sábado, 18 de agosto de 2007

Deus criou o Mundo! E nós...?


Num momento em que se fala tanto de potências mundias, dinheiro, guerras, catástrofes, poluição, aquecimento global, camada de ozono, etc, e que se fazem tantas iniciativas para alertar este facto, achamos oportuno, também, consciencializar-vos para um problema que nos afectará a todos! Ser cristão não é só rezar, participar nas eucaristias, pagar as premissas... Ser cristão é também e acima de tudo ser responsável, é ser inteligente, é ser educado para com Deus, aproveitar tudo o que Ele gentilmente nos ofereceu e o que ainda nos irá oferecer.

Então porque razão estamos a destruir o que Ele criou para nós?

Abaixo está um pequeno excerto de um texto que fala precisamente sobre a criação do Mundo, a nossa criação:

"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gênesis 1,1). Assim começa a Bíblia, e o primeiro capítulo do Gênesis relata de maneira gráfica como Deus criou o mundo. Sem utilizar nenhum material pré existente, sem nenhum instrumento, Deus foi criando todas as coisas: o céu e a terra, os animais e as plantas... e por último o homem. Deus criou o mundo do nada.

A criação inteira é fruto do amor e omnipotência de Deus: as coisas pequenas – ervas e insectos -, e as grandes: o sol, a lua, os sistemas planetários, as nebulosas, os mares.... O ser mais perfeito da criação visível é o homem. E Deus continua cuidando e governando tudo com Suas leis.

Que linda é a Criação! Ao contempla-la é fácil dar glória e louvor a Deus. Além disso, Ele quer que nós, homens cooperemos com Sua obra com o nosso trabalho. É tanta a dignidade do trabalho humano, que, como diz a Sagrada Escritura, o homem foi criado para que trabalhasse e assim dominasse a criação de um modo inteligente.

Neste tema veremos com detalhes o que significa afirmar que Deus tenha criado o mundo, tal como confessamos no Credo: "Creio em Deus, Pai Todo Poderoso, Criador do céu e da terra".

Poderá ver o restante texto aqui!

Somos nós, jovens, com este espirito criador, com este espirito rejuvenescido, que temos que fazer a diferença, que temos que aproveitar tudo aquilo que Deus nos deu com tanto amor, com tanta alegria, com tanta esperança. Somos nós, jovens, que teremos de ajudar o nosso criador, caso contrário mais cedo ou mais tarde seremos nós a sofrer com as consequências!



Sem comentários: