sábado, 18 de agosto de 2007

Deus criou o Mundo! E nós...?


Num momento em que se fala tanto de potências mundias, dinheiro, guerras, catástrofes, poluição, aquecimento global, camada de ozono, etc, e que se fazem tantas iniciativas para alertar este facto, achamos oportuno, também, consciencializar-vos para um problema que nos afectará a todos! Ser cristão não é só rezar, participar nas eucaristias, pagar as premissas... Ser cristão é também e acima de tudo ser responsável, é ser inteligente, é ser educado para com Deus, aproveitar tudo o que Ele gentilmente nos ofereceu e o que ainda nos irá oferecer.

Então porque razão estamos a destruir o que Ele criou para nós?

Abaixo está um pequeno excerto de um texto que fala precisamente sobre a criação do Mundo, a nossa criação:

"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gênesis 1,1). Assim começa a Bíblia, e o primeiro capítulo do Gênesis relata de maneira gráfica como Deus criou o mundo. Sem utilizar nenhum material pré existente, sem nenhum instrumento, Deus foi criando todas as coisas: o céu e a terra, os animais e as plantas... e por último o homem. Deus criou o mundo do nada.

A criação inteira é fruto do amor e omnipotência de Deus: as coisas pequenas – ervas e insectos -, e as grandes: o sol, a lua, os sistemas planetários, as nebulosas, os mares.... O ser mais perfeito da criação visível é o homem. E Deus continua cuidando e governando tudo com Suas leis.

Que linda é a Criação! Ao contempla-la é fácil dar glória e louvor a Deus. Além disso, Ele quer que nós, homens cooperemos com Sua obra com o nosso trabalho. É tanta a dignidade do trabalho humano, que, como diz a Sagrada Escritura, o homem foi criado para que trabalhasse e assim dominasse a criação de um modo inteligente.

Neste tema veremos com detalhes o que significa afirmar que Deus tenha criado o mundo, tal como confessamos no Credo: "Creio em Deus, Pai Todo Poderoso, Criador do céu e da terra".

Poderá ver o restante texto aqui!

Somos nós, jovens, com este espirito criador, com este espirito rejuvenescido, que temos que fazer a diferença, que temos que aproveitar tudo aquilo que Deus nos deu com tanto amor, com tanta alegria, com tanta esperança. Somos nós, jovens, que teremos de ajudar o nosso criador, caso contrário mais cedo ou mais tarde seremos nós a sofrer com as consequências!



segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Comemorações do 125º Aniversário dos B.V.B.


No passado sábado dia 4 de Agosto, fomos convidados a participar nas comemorações dos 125 anos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.

Pelas 11:00h da manhã saímos de Carapeços em direcção ao quartel dos bombeiros, numa ambulância de transporte de doentes (mas não se preocupem, não estamos doentes!). Pouco depois da nossa chegada assistimos à marcha e à parada onde participaram muitos dos bombeiros pertencentes ao quartel. Depois houve ainda tempo, antes da eucaristia, de beber um sumo ou água que acompanhava umas boas sandes.
Por volta do 12h30 começou a eucaristia animava-mos. E nada melhor do que começar a eucaristia cantando um belo cântico “Louvemos o senhor” louvando aquele que olha por todos nós. Assim ajudamos a embelezar a eucaristia, com cânticos e melodias bem animadas que revelam bem o espírito jovem.
Depois da eucaristia seguiu-se a bênção de duas novas ambulâncias e depois da bênção era a hora do almoço, onde descontraídos podemos conversar e, claro está, comer.

Agradecemos toda a simpatia que nos foi transmitida por todos os elementos do bombeiros, desde os que nos vieram buscar, aos que nos recebram, ao Comandante, etc. Parabéns por estes 125 anos e obrigado por fazerem tão bem a todos nós, pois são uma peça muito importante nesta comunidade que é Barcelos, onde nós também nos incluímos. Obrigado!

Nota: Destaque no Carapeços Online.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Três dias de festa e muito trabalho para todos...


Com a freguesia alegre devido à festa em honra a S.Tiago, e nós atarefados com compromissos, todos tivemos que ajudar e colaborar para que tudo corresse bem. Sempre presentes nesta festa com a nossa irreverência, tivemos ainda tempo para ajudar a associação de pais numa tarefa diferente, cortar batatas, associação que também já nos ajudou e que voltamos a agradecer. Assistimos a prácticamente todos os espectáculos e participamos nas eucaristias.

No sábado animamos mais um casamento (Srª das Neves – Viana do Castelo), tivemos a missa de envio em Roriz, onde três dos nossos elementos, Diana, Salomé e Pedro, foram enviados para que possuam maior responsabilidade no grupo e claro, não perdemos o fogo de artifício visto da maravilhosa paisagem da casa do Carlos (um amigo nosso).

No domingo vestimos as capas de peregrinos e rumamos pelos caminhos de S.Tiago até à Igreja, simbolizando os romeiros que durante anos e ainda hoje passam em peregrinação a S.Tiago de Compostela. Participamos na eucaristia do domingo, não só como romeiros mas também como o grupo de jovens da freguesia, agradecendo a S.Tiago tudo de bom que nos aconteceu. Uma festa que se prolongou durante toda a tarde com a habitual procissão e que, para nós finalizou à noitinha com uma boa e divertida partida de futebol.